Popper E Os Problemas Fundamentais Da Epistemologia Wagner Lopes
POPPER E OS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA
EPISTEMOLOGIA
Wagner Lopes Machado de Oliveira
Mestrando em Filosofia pela UFPB
Abstract: This paper will present Karl Popper’s defense of deducionist, objetivistix and tracendentalistic science which is found in his writings of third decade of 20 century, when he was under influence of the recent discoveries of physics, even before of the publishing of his work Die Logik der Forschung.
Key-words: science; Popper; Philosophy.
artigos
Resumo: Esse artigo apresentará a defesa de Karl R. Popper para a noção de ciência dedutivista, objetivista e transcendentalista que se encontra em seus escritos da década de 30 do século XX, época em que ainda estava sob influência das recentes descobertas da física, antes mesmo da publicação de sua obra Die Logik der Forschung.
Palavras-chave: ciência; Popper; filosofia.
55
artigos
cadernos ufs - filosofia
56
Ciência para Popper é um conjunto de enunciados suscetíveis de testes e que admitam refutação pelo falseamento de algumas de suas conclusões, em síntese, seria a ciência um conjunto de teorias submetidas a testes, e estes deduzidos de enunciados de menos universalidade, e estes submetidos a testes intersubjetivos, e estes por sua vez suscetíveis de teste ad infinitum (1).
Mas para compreender estas colocações, devemos analisar as disposições de Popper frente à tese central do Tractatus Lógico Philosophicus (2), em que na sexta proposição diz que: o profundo é o indizível, que nas palavras de
Popper une o Wittgenstein positivista ao místico, quando então Popper foi ao
Wiener Kreis (Círculo de Viena(3)) apresentar seu trabalho até então intitulado
Die Beiden Grundprobleme der Erkenntnistheorie(4) fez seus ataques aos seus adversários filosóficos, em especial a Wittgenstein seu principal alvo, apresentando a postura deste como a da igreja Católica quando vetava a discussão para os temas que ainda não tinham respostas.
Karl R. Popper demonstra que David Hume e