POP's em um laboratório de análises clínicas
Medir a estabilidade da suspensão de hemácias no plasma que, por ser menos denso, favorece a sedimentação dos glóbulos pela ação da gravidade.
2. Aplicação
O teste de VHS é utilizado para fazer avaliação e controle de processos inflamatórios e neoplásicos. A velocidade de hemossedimentação (VHS) é diretamente proporcional ao peso agregado celular, e inversamente proporcional à área da superfície.
3. Material Necessário
- Homogeneizador;
- Pipetas graduadas;
- Suporte para as pipetas graduadas;
- Relógio.
4. Execução
Introdução A velocidade de hemossedimentação é um fenômeno não específico e sua medida é clinicamente útil em desordens associadas com produção aumentada de proteínas de fase aguda, embora não seja específico. Na artrite reumatóide e tuberculose é um índice de progressão da doença. Na arterite temporal é útil no diagnóstico quando demonstra valores muito elevados. A VHS aumentada ocorre precocemente no infarto agudo do miocárdio e linfomas. É também útil como teste de triagem em exames de rotina. Nem sempre uma VHS aumentada indica presença de doença, pois é também influenciada pela idade, ciclo menstrual, endocrinopatias doença ulcerosa, cardimiopatias, asma e uso de medicamentos.
Técnica
- Homogeneizar o tubo que contém o sangue por inversão;
- Em seguida, preencher a pipeta graduada;
- Colocar a pipeta graduada no suporte, de modo que esta permaneça na posição vertical;
- Marcar o tempo, sendo que esta deve permanecer no suporte por 1 hora;
- Efetuar a leitura em milímetros, na escalada pipeta, após o tempo demarcado, ao nível da separação do plasma e hemácias
Método de Wintrobe-Landsberg
Utiliza-se um tubo de diâmetro interno constante e com uma escala graduada em milímetros (Tubo de Wintroble). O tubo é preenchido convenientemente com sangue oxalatado* até a marca zero e deixado em posição vertical por 1 hora, após o que, lê-se diretamente na escala descendente do tubo, a distância