Qualidade
Módulo 1: Qualidade, Avaliação e Acreditação
Fórum 1 – Tema: Laboratório de Analises Clínicas
Estrutura, Processo e Resultados
1-Estrutura
1.1-Construção, dimensões e instalações:
O Laboratório clinico deve ocupar uma área mínima, que comporte todos os seus setores administrativos e técnicos, assim como toda uma estrutura para o Gerenciamento de Resíduos.
Sua construção deve ser norteada nos termos das normas externas vigentes
RDC ANVISA n. 302/2005 – Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos
Resolução – RDC 50/2002 – Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos de assistência à saúde.
RDC ANVISA n. 306/2004 –Plano de Gerenciamento de Resíduos nos Serviços de Saúde.
As instalações do Laboratório devem possuir dimensões, construção e localização adequadas para atender às necessidades da realização dos exames e minimizar interferências que possam comprometer a sua validação.
A planta do Laboratório deve possibilitar a separação das diferentes atividades a fim de garantir que os exames sejam realizados corretamente e com segurança
Possuir áreas, instalações equipamentos e suprimentos adequados que garantem a realização dos exames bem como o armazenamento de materiais, documentos e reagentes.
1.2-Ambiente;
Deve possuir nível adequado de limpeza e manutenção (estado de preservação de suas instalações), além de Procedimentos de trabalho.
Medidas de ordem de higiene e limpeza devem ser seguidas e precauções de saúde e segurança e cuidados com o meio ambiente aplicados de acordo com a regulamentação técnica pertinente (legislação).
1.3-Equipamentos, Materiais e Reagentes: Assegurar que equipamentos, materiais e reagentes sejam adquiridos de fornecedores que possuem qualidade e/ou que possuam registro no Ministério da Saúde ou qualquer outra entidade/organização com reconhecimento nacional/internacional.
1.4-Para o