Pontos negativos da Copa do Mundo
- Em função dos prazos e burocracias, muitas obras podem ser tocadas rapidamente, diminuindo assim a qualidade das construções.
- O evento inflaciona os serviços, principalmente de hotéis, antes e durante a Copa do Mundo. Mesmo pessoas que não vão assistir aos jogos pagarão preços salgados em diárias de hotéis e serviços nas cidades que serão sedes.
- Se o evento não for bem sucedido, apresentando problemas diversos, a imagem do Brasil no exterior poderá ficar manchada. O Brasil poderá ser visto como um país desorganizado e ineficiente, diminuindo a confiança no país e os investimentos estrangeiros.
- O custo benefício da construção de alguns estádios poderá não ser positivo. Isso porque em algumas regiões do Brasil (principalmente centro-oeste e norte), os estádios poderão ser subutilizados após a Copa do Mundo.
- Dinheiro público usado na Copa do Mundo poderia ser aplicado em áreas em que o Brasil é carente como, por exemplo, saúde e educação. Estes gastos elevados com um evento esportivo que dura poucos dias gera insatisfação em grande parcela da sociedade.
- Diante do elevado volume de recursos financeiros utilizados, principalmente na construção dos estádios, ocorre abertura de mais possibilidades para a corrupção.
Atualmente, o orçamento dos megaeventos que serão realizados no Brasil, até 2016, superam os R$ 41 bilhões. Esse dinheiro está sendo utilizado para que a Copa das Confederações, o Mundial de 2014 e as Olimpíadas coloquem e reafirmem a posição do Brasil nos mapas esportivo, econômico e político mundiais.
Um baixo nível na educação, a saúde em estado crítico, a segurança quase não existe. Será que a realização da Copa do Mundo no Brasil foi uma escolha correta?
Entretanto, receberemos um benefício, o aumento de empregos nos estádios, porém momentâneo, pois quando as construções estiverem concluídas os trabalhadores irão ficar desempregados. Outro malefício é a utilização de alguns desses, como o