Pontos de Função
FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS
CURSO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CLEMER ARANTES
PEDRO HENRIQUE
GUILHERME TOME
DOUGLAS DITTMAN
LUCAS
PONTOS DE FUNÇÃO
OURINHOS-SP
2008
CLEMER ARANTES
PEDRO HENRIQUE
GUILHERME TOME
DOUGLAS DITTMAN
LUCAS
PONTOS DE FUNÇÃO
TRABALHO APRESENTADO DA DISCIPLINA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE I DAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR GUILHERME ORLANDINI.
OURINHOS – SP
08/09/2008
INTRODUÇÃO
A técnica denominada Pontos de Função, é uma unidade de medida denominada para expressar a quantidade de funcionalidade que um sistema de informação provê ao seu usuário.
O seguinte trabalho tem como objetivo, apresentar um contexto sobre Pontos de Função, nos ensinando tais assuntos como, por exemplo, o que são pontos de função, como são utilizados, dentre outros, a fim de enriquecer nossos conhecimentos na matéria de Engenharia de Software I.
Pontos de Função e Medidas
O que é um Ponto de Função?
Pontos de Função (e outras medidas funcionais de tamanho) sozinhos não fazem um programa de medida acontecer! Como medida de tamanho de software (semelhante a metros quadrados na construção civil), Pontos de Função apenas não são suficientes para compor um programa de medição de software. Pontos de Função medem o tamanho funcional do software, nem mais nem menos que isso. Da mesma forma que somente os metros quadrados são insuficientes a um construtor para administrar a construção, apenas Pontos de Função são insuficientes para um desenvolvedor de software administrar um projeto. O tamanho funcional só é relevante quando utilizado em conjunto com outras medidas fundamentais, a fim de produzir outras métricas normalizadas. O gerenciamento do processo de software é possível com um conjunto coordenado de métricas de software apropriadas, algumas das