PONTO DE FULGOR DO ÓLEO
Determinar o ponto de fulgor e de combustão de um óleo lubrificante, através da utilização do aparelho de Cleveland.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O óleo lubrificante é essencial para o bom desempenho de um sistema mecânico; sua ausência, mau uso ou má qualidade pode causar sérios danos ao sistema. O que identifica este óleo são características físicas, nível de qualidade e de desempenho. Dentre as características físicas, a mais importante é a viscosidade, que é definida pelo tempo de escoamento de um óleo a uma determinada temperatura. (http://www.totalbras.com.br/).
Quando um certo combustível é aquecido, atinge diferentes estágios da temperatura, os quais são conhecidos por: ponto de fulgor, ponto de combustão (inflamação).
Ponto de fulgor ou ‘ flash point’ é a menor temperatura na qual, líquidos inflamáveis começam a desprender gases e vapores inflamáveis que entram em combustão ao contato com uma fonte de calor, porém, uma vez removida a fonte de calor, as chamas não se mantêm devido a insuficiência de gases e vapores desprendidos.
O ponto de fulgor é uma medida do risco de incêndio de um combustível quando armazenado. As condições permitidas de armazenamento e uso são diferentes para produtos de ponto de fulgor abaixo de 23 ºC, entre 23 ºC e 66 ºC, e acima de 66 ºC.
Combustíveis com ponto de fulgor abaixo de 23 ºC são considerados, para fins de transportes e armazenagem, como PERIGOSO e ALTAMENTE INFLAMÁVEL.
Os óleos combustíveis que normalmente apresentam ponto de fulgor acima de 66 ºC são considerados seguros.
Este teste aquece o combustível, controlando sua temperatura e inserindo uma faísca durante o aquecimento. Quando é dado o primeiro ‘flash’, este é o ponto de fulgor.
Porém existem duas formas de determinar o ponto de fulgor de um combustível líquido:
- Aparelhos de Pensky-Martens (vaso fechado)
- Aparelhos de Cleveland (vaso aberto) Neste aparelho de Cleveland, após