PONTO DE EQUILÍBRIO
PONTO DE EQUÍLIBRIO
Curso: Engenharia Mecânica Turma 1
Laboratório de Física Geral e Experimental
Professor orientador: Alessandro Pereira da Silva
Sumário
Introdução 01
Objetivo 01
Bases Teóricas 01
Materiais utilizados 01
Montagem do experimento 02/03
Condições de equilíbrio de um corpo rígido 04
Conclusão 05
Introdução Este procedimento consiste em analisar como funciona o equilíbrio de dois pesos de valores diferentes fixados nas extremidades, utilizando roldanas e linhas.
Objetivo
Aprender na prática como funcionam os vetores, e como achar com ajuda da matemática a forma em que pontos com forças distintas possam ficar em equilíbrio.
Bases teóricas Professor no laboratório nos forneceu os ângulos já determinados para trabalharmos com a seguinte fórmula: R^2=A^2+B^2+2.A.B.COS
Materiais utilizados:
01 peso de 100 gr.
01 peso de 50 gr.
03 pesos de 10 gr.
02 pesos de 5 gr.
02 pesos de 3 gr.
Linha (n°10)
01 Dinamômetro
Duas roldanas (quase zero de atrito)
Duas colunas de metal.
01
Montagem do experimento
02
03
Condições de equilíbrio de um corpo rígido Para que um corpo rígido esteja em equilíbrio, além de não se mover, este corpo não pode girar. Por isso precisa satisfazer duas condições: O resultante das forças aplicadas sobre seu centro de massa deve ser nulo (não se move ou se move com velocidade constante). O resultante dos Momentos da Força aplicada ao corpo deve ser nulo (não gira ou gira com velocidade angular constante).
04
Conclusão: Ver na pratica experimentos vistos antes somente em sala de aula torna muito mais fácil de entender e aprender esta matéria tão intrigante (e difícil), mas enfim, estamos aprendendo cada vez mais a simular e analisar situações diversas para que