Pontif Cia Universidade Cat Lica De Goi 1
Biomedicina / 1º Período / Bioquímica e Biofísica
Prof.ª Landia
Aluna: Amanda Stefany M. Silva
Relatório / Aula Pratica
EPI / EPC
Equipamento de Proteção Individual (EPI)
Os equipamentos de proteção individual objetivam proteger a saúde do trabalhador e minimizar os riscos de acidentes ocupacionais. O uso de EPI é uma exigência da legislação trabalhista brasileira através da Norma Regulamentadora (NR) 6 1.
O Ministério do Trabalho atesta a qualidade dos EPIs disponíveis no mercado emitindo o Certificado de Aprovação (C.A.). O fornecimento ou a comercialização de EPI sem o C.A. é considerado crime, de modo que comerciante e empregador ficam sujeitos às penalidades previstas em lei 2. Nesta página, são apresentados os EPIs mais frequentemente usados no laboratório.
• Jaleco / Avental
Deve ser confeccionado em tecido de algodão tratado (queima mais devagar), para proteger o trabalhador dos respingos da substância manipulada no laboratório, mas é ineficaz em exposições extremamente acentuadas, incêndios ou grandes derramamentos 2. Outras especificações deste EPI consistem em:
- Comprimento até os joelhos e mangas compridas com fechamento em velcro 3.
- Fechamento com botões 3.
- Não possuir abertura lateral nem bolso, para não haver acúmulo de poeira ou outros resíduos.
• Óculos de Segurança
Usar óculos de proteção deve ser uma medida adotada por todo profissional que trabalha em laboratório ou depósitos de reagentes ou resíduos químicos. Este EPI deve possuir C.A, leveza, confortabilidade, tratamentos anti-risco e antiembaçante, proteção lateral e cordão de segurança fixo 3.
• Luvas
Um dos equipamentos mais importantes, pois protege as partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos. Há vários tipos de luvas e sua utilização deve ser de acordo com o produto a ser manuseado 2.
A eficiência das luvas é medida através de três parâmetros:
1) degradação: mudança em alguma das características físicas da luva