Pombos, um símbolo de paz, porém perigosos
A escolha do tema surgiu por esse fato estar bem próximo a nossa realidade, uma vez que em nosso ambiente acadêmico é possível perceber a presença dessas aves, sendo assim após observação do mesmo, em contato com outros acadêmicos, foi possível saber do incômodo que essas animais causam, segundo relato de uma aluna, essa teve a experiência de ser atingida por fezes. Apresentamos aqui um pouco da história, causas, consequências e intervenções para o combate de uma possível praga.
Quem já não parou para dar uma olhadinha ou tirar uma foto na rua, onde se tem um enorme acúmulo de pombos sendo alimentados, mas o que se parece ser bonito, por traz, pode ter algo perigoso, muitos não sabem, mas os pombos além de causar muitas doenças também causam um desequilíbrio no meio ambiente. | |
ORIGEM
O pombo comum, cujo nome científico é Columba Livia doméstica, é uma ave exótica, que se originou da pomba das rochas, de origem européia, e foi introduzida no Brasil no século XVII. São aves mansas, que se encontra em grande número nos centros urbanos, onde se adaptaram muito bem, devido a vários fatores, dentre eles a facilidade de encontrar alimento e abrigo. Recebendo esse alimento, as aves deixam de buscar na natureza alimentos adequados à sua dieta como grãos, frutos e insetos, e passam a depender da população para se alimentar. Além disso, a oferta de alimentos influencia a reprodução dos pombos. Em locais onde há fartura de alimentos, ocorre aumento da reprodução e, portanto, aumento da população. Se há escassez, a população de pombos se mantém em equilíbrio.
Nas cidades existem muitas pessoas que, diariamente, alimentam com sacos de milho, pão e até mesmo com restos de refeições, e centenas de pombos vivem livremente nas praças e ruas das cidades.
São pessoas que, sem dúvida nenhuma, tem respeito pelos animais, muitas até se privam de ter uma alimentação completa para poderem alimentar essas aves achando bonito o que