Políticas Educacionais
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DILEMAS E DESAFIOS
Belém
2004
MEIRE DA PIEDADE TORRES
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DILEMAS E DESAFIOS
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Política Educacional do Curso de Metodologia da Educação Superior do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, sob a orientação do Prof. Ms. José Roberto Alves.
Belém
2004
SUJEITOS OCULTOS: DA REALIDADE SOCIAL ÀS TRAMAS POLÍTICAS
Meire da Piedade Torres
Penso que, dentre os maiores desafios do sistema educacional brasileiro, a democratização da oportunidade de acesso e permanência seja o mais difícil de ser concretizado.
Vivemos num país capitalista que, antes de ser a nossa pátria amada, foi colônia portuguesa, européia e americana e traz resquícios do que me atrevo a denominar “colonialismo genético”, ou seja, fomos visceralmente educados ao conformismo e à aceitação das regras sociais que açambarcam a relação trabalho x capital e, invariavelmente, dominados pela necessidade de modelos.
Ficamos, ao longo dos tempos, reféns de nossa própria história e não temos coragem de quebrar as regras, romper o silêncio e dizer o que pensamos porque herdamos o gen do medo, da obediência cega a uma sociedade claramente dividida em classes. Por mais que não admitamos, somos frutos de ações imediatistas e, não raras vezes, encontramo-nos diante de políticas devaneístas.
Que no Brasil é preciso se efetivar uma política pública séria de gestão do ensino, não tenho a menor dúvida. Mas a discussão sobre a Reforma precisa se estender a todos os indivíduos da população brasileira, para que não se restrinja a um determinado grupo e corra o risco de se tornar uma política privativista, na qual não fique bem delineado a quem o