Políticas educacionais
A reflexão no âmbito das Políticas Educacionais e Gestão dos espaços educativos dizem respeito às ações e a compreensão do papel significativo no cotidiano escolar visto que o desenvolvimento e a inclusão social são seus principais objetivos.
Políticas Educacionais constitui em uma série de medidas organizadas, planejadas e colocadas em prática por um governo. Seu objetivo é elevar e expandir a educação, criação de escolas e melhorias no ensino. Para aprimoramento da qualidade do ensino é imprescindível políticas piamente comprometidas com a formação dos professores. Não podem ser realizadas sem a descentralização do poder de uma gestão democrática que objetiva enfatizar a grande importância da concepção de democracia com o compromisso constitucional estabelecido do estado e sociedade.
Além de assegurar a escolaridade, as políticas educacionais concedem o direito à permanência e à aprendizagem em escolas públicas qualificadas promovendo desta forma uma formação voltada à cidadania e aos desafios das adversidades da vida.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional se constitui no principal meio para implementar a educação nacional e por sua representatividade vem sofrendo alterações ao longo dos anos para se adequar aos anseios, objetivos e valores que circundam a educação de um povo. Estabeleceram-se a criação de estatísticas educacionais, avaliação dos estudantes, qualificação dos professores e novos padrões para o currículo escolar.
A gestão educacional democrática é composta por de diretores, professores, coordenadores, outros funcionários, pais e comunidade e é um dos princípios constitucionais do ensino público, visando à democratização está diretamente ligada ao estabelecimento de diversos mecanismos e ações. Busca a transformação da sociedade e da escola através da participação e construção da autonomia e da cidadania atuando também no desenvolvimento das aprendizagens, garantia da