Política
Resenha: O período abordado pelo livro é aproximadamente do século X a.C. ao V d.C. A arqueologia desenvolveu um papel fundamental na reconstrução da vida cotidiana, através de escavações e descobertas de objetos e materiais que contribuíram para que possamos ter idéia de como essas pessoas viviam.
A Grécia Clássica desenvolveu-se apartir do século X aproximadamente, durante a época chamada “homérica” (aproximadamente 1100-700). Porém essa periodização trata da cidade Atenas. A “Idade do Bronze” (aproximadamente 2600 a 1200), trata da civilização Micênica que antes de 1950 acreditava-se não ter sido relacionada a história grega, entretanto com a decifração dos tabletes de argila escritos em Linear B (escrita silábica empregada pelos micênicos) provou que a língua falada já era a grego, provando que a civilização micênica foi uma civilização grega.
A destruição de Micenas é conhecida como “Idade das Trevas” pelo fato de uma civilização florescente ter sido substituída por um período de declínio acentuado do nível de vida, causando uma profunda reorganização da estrutura sócio-econômica.
Os poemas de Homero tiveram um papel fundamental nas informações mais importantes sobre a economia e a sociedade, a Odisséia nos fornece indicações a respeito da obtenção de escravos e das obrigações do senhor e da senhoras.
Ao contrário do período homérico, o período arcaico é muito mais abundante a documentação de analise, e sem dúvida a realização mais importante desse período foi a criação da pólis (comunidade autônoma, cidade-Estado).
O declínio das póleis gregas foi um acontecimento que marcou uma grande mudança na vida sócio-econômica devido primeiramente a Guerra do Peloponeso (Atenas contra Esparta), que fez com que Atenas dissolve-se o seu império. O mercenariato surgiu nos governos das póleis, trazendo de volta a tirania.
A história de Roma é parecida com a dos gregos devido a