política
Entre os autores estudados na disciplina, há um trio (Hobbes, Locke e Rousseau) que costuma ser analisado junto por reunir pensadores jusnaturalistas e contratualistas. Isso significa que eles compartilham entre si um conjunto de pressupostos, exceto: c) A idéia de que os homens são proprietários por natureza. QUESTÃO 2
Quanto aos conteúdos estudados sobre o pensador Jean Jacques Rousseau, qual chave reúne as afirmações incorretas?
d) Todas estão incorretas
I. Criou o mito do bom selvagem, defendendo que o homem é bom por natureza. Segundo ele, esta natureza boa e generosa foi corrompida pelo acúmulo de bens nas mãos de poucos, fundando uma sociedade baseada na lógica dos proprietários, onde os homens valem pelo que têm e não pelo que são.
II. O estado de natureza é de paz. Ele imagina um primeiro estado da humanidade que se poderia chamar de “estado de inocência”, no qual não haveria nenhum dos abusos que se pode observar em nossa sociedade.
III. A obediência à lei não é obediência a uma vontade estranha, mas a uma vontade que o próprio indivíduo constituiu: o cidadão é legislador e súdito ao mesmo tempo. Sendo o povo a única fonte do direito, os governantes não gozam de nenhuma autoridade definitiva sobre ele: ele permanece o único verdadeiro soberano.
QUESTÃO 3
(UEL_2004) “O maquiavelismo é uma interpretação de O Príncipe de Maquiavel, em particular a interpretação segundo a qual a ação política, ou seja, a ação voltada para a conquista e conservação do Estado, é uma ação que não possui um fim próprio de utilidade e não deve ser julgada por meio de critérios diferentes dos de conveniência e oportunidade.” (BOBBIO, Norberto. Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant.Trad. de Alfredo Fait. 3.ed. Brasília: Editora da UNB, 1984. p. 14.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, para Maquiavel o poder político é:
a) Independente da moral e da religião, devendo ser conduzido por critérios restritos ao âmbito