Política
Unidade em Arcos
Direito / 2º Período
Disciplina: Política
Professor: Moisés Augusto Gonçalves
-------------------------------------------------
Aluno: Fernando José Lopes
Exercícios do livro “Filosofando: introdução a filosofia/ Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins”.
Página 219/220: 1- Dê as características da teoria contratualista de Locke.
A sociedade civil é constituída através do consentimento de todos. “Visando a segurança e a tranquilidade necessárias ao gozo da propriedade, todos consentem em instituir o corpo político”.
2- Segundo Locke, que tipo de soberania decorre do contrato? Qual a relação entre o executivo e o legislativo?
A soberania “destaca a origem democrática, parlamentar do poder político. Ou seja, o poder está fundamentado nas instituições políticas, e não no arbítrio dos indivíduos [...]. O poder legislativo é o poder supremo, ao qual deve se subordinar tanto o executivo quanto o poder federativo (encarregado das relações exteriores)”.
3- Qual é o sentido amplo do conceito de propriedade para Locke?
“Locke usa o conceito de propriedade em um sentido muito amplo: ‘tudo o que pertence’ a cada indivíduo, ou seja, sua vida, sua liberdade e seus bens”.
4- Por que se pode dizer que o liberalismo de Locke é elitista?
Porque para Locke apenas os membros da sociedade civil que possuem fortuna podem exercer plena cidadania, pois estarão dispostos e preparados para preservar as riquezas acumuladas.
5- Estabeleça as diferenças e semelhanças entre Hobbes e Locke no que se refere aos conceitos de estado de natureza, contrato social e soberania.
As semelhanças é que ambos adotam o estado de natureza, o contrato social e soberania para formularem as ideias sobre a sociedade civil. No estado de natureza de Locke o homem é bom, no de Hobbes ele é mau e egoísta. No contrato social a semelhança é que ambos veem