POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS JUNTO AO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO.
CAMILA NUNES SILVA COSTA,
POLíTICA SOCIAL NO BRASIL: Aspectos históricos e teóricos junto ao Serviço social brasileiro.
Vitoria da Conquista
2013
CAMILA NUNES SILVA COSTA
POLíTICA SOCIAL NO BRASIL: Aspectos históricos e teóricos junto ao Serviço social brasileiro.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos IV, Direito e Legislação Social, Políticas Sociais I e Metodologia Cientifica.
Prof. : Paulo Aragão, Jossan Batistute, Maria Lucimar, Clarice Kernkamp e Rodrigo M Trigueiro
Vitoria da Conquista
2013
Sumário
1. Introdução
A prática da assistência ao outro é antiga na humanidade. Em diferentes sociedades, a solidariedade dirigida aos pobres, aos viajantes, aos doentes e aos incapazes sempre esteve presente. No Brasil, até 1930, não havia uma compreensão de pobreza enquanto expressão da questão social e quando esta emergia para a sociedade, era tratada como “caso de policia” e problematizada por intermédio de seus aparelhos repressivos. Desta forma a pobreza era tratada como disfunção individual.
Politicas Sociais se definem como linha de ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos em leis. É mediante deste que são distribuídos e redistribuídos os bens e serviços sociais, as politicas publicas são responsabilidade do Estado, mas a sociedade deve participar.
O Brasil vem avançando na área social desde meados de noventa, o primeiro avanço se deu pela a estabilidade monetária, mas principalmente nos últimos dez anos por causa das politicas de distribuição de renda. A constituição Federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a assistência social como politica social