Política para formação de preços de novos produtos
Andressa Pedruzzi Klein
Gabriela Senna Calazans
Mariana de Almeida Queiroz
Formação e Administração de Preços
MKT – Turma 19
Vitória – ES.
POLÍTICAS DE PREÇO PARA NOVOS PRODUTOS
1) Um novo modelo de máquina fotográfica digital produzido por empresa que já possui outros modelos conhecidos.
Uma empresa de máquinas fotográficas que já possui diversos modelos de máquinas no mercado e quer lançar um novo modelo, mais moderno do que os modelos já lançados. Apesar de ser um novo produto não é um produto totalmente inovador, e sim uma melhoria de um produto já existente e em um mercado também já existe. Pensando nisso, a empresa deve adotar para esse novo produto uma Política de Desnatação de Mercado (Market-Skimming).
Essa estratégia é vantajosa, pois a empresa pretende posicionar esse novo produto como o mais moderno do segmento, o que vai atrair consumidores pioneiros, ávidos por novidades e menos sensíveis a preço.
Dessa forma a empresa, no momento de lançamento, irá cobrar um preço superior para esse novo modelo de máquina fotográfica, evitando assim à canibalização dos modelos anteriores que compõem o portfólio da empresa e também obtendo vantagens monetárias antes que os concorrentes lancem algo igual um bem parecido. De forma gradual o preço pode ser reduzido para otimizar o aproveitamento de cada camada de mercado de acordo com as suas reais percepções e condições monetárias.
2) Um novo modelo de máquina fotográfica digital produzido por empresa estrangeira que deseja entrar no Brasil.
Nesse caso tem-se uma empresa nova no país, um produto novo e uma marca não muito conhecida. Os consumidores desse segmento já estão acostumados com os produtos dos concorrentes, por isso, a empresa deve trabalhar de forma a convencê-los a experimentar o seu produto. Pensando nisso, a empresa deve adotar como política de preço a Penetração de Mercado, pois a empresa deseja entrar num mercado onde ela ainda não faz parte e lançar um