Política Educacional
Política educacional é o nome que se usa as medidas planejadas e colocadas em práticas por um governo,ela determina acessórios importantes para manter uma educação de qualidade em uma sociedade.
A política educacional deveria existir em todos os lugares da sociedade. A política educacional nem sempre é clara e muitas vezes e feita para agradar e beneficiar aqueles que são detentores do poder.
A política educacional pode ser estabelecida pelo processo pedagógico onde professores pais e alunos participam e opinam sobre como ela deve ser, ou pode ser uma política educacional imposta. No nosso pais o que mais vemos e vivemos é essa política educacional imposta por parte da minoria que detem o poder sobre a maioria.
Atualmente, existe duas versões de política educacional, aristotélicas que prega que a política educacional deve ser dever dos municipios e a platônica que prega que a mesma passa a ser dever do estado, na verdade o que se ver mesmo no nosso pais é o famoso jogo de empurra, empurra, onde ninguém quer ter verdadeiramente responsabilidade sobre o assunto.
Na política de educacão deve sempre haver planejamento para que haja concretizão da mesma, por que não adianta nada termos belos textos que nunca sairam do papel.
Devem se discutir sobre as alternativas existentes e como fazer para encontrar novas alternativas, uma alternativa existente e muito usada é a tecnocrática, essa prega uma política educacional inflexivel, que muitas vezes esta fora da realidade vivida, outra alternativa é a municipalizante, essa prega um poder maior nos locais onde estão estabelecidas, sendo assim uma alternativa a ser pensada por ser desvinculadas de posições políticas partidarios. Um dos motivos que tornaria essa política educacional viavel é a pressuposição de participação da comunidade na educação. Escolhendo assim gestores capacitados da propria comunidade, para facilitar o contato das escola e da educação com o meio onde estas estão inseridas,