Política educacional
Faculdade de Ribeirão Preto
Política Educacional Brasileira
Aluno: Lincoln Junio dos Santos Novaes
Vanessa Lima
Prof: Jualiana Calsani
Disciplina: Política ducacional
Ribeirão Preto
2012
Introdução
Pesquisa fundamentada em conceitos pertinentes ao artigo, 205, da Constituição Federal de 1988 até então vigente, buscando a compreensão de seus conceitos chaves. Ele elucida, sobre o direito a todos da educação, tarefa que é divida, entre o estado e a família com o objetivo desenvolver o indivíduo para o exercício da cidadania e torná-la apta ao mercado de trabalho.
Desenvolvimento
CF/88: Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
1. Conceitos
1.1 Educação
Ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais: a educação da juventude.
Educação nacional, conjunto de órgãos encarregados da organização, da direção e da gestão de todos os graus do ensino público, bem como da fiscalização do ensino particular.
1.2 Direito
Complexo de leis ou normas que regem as relações entre os homens.
Faculdade de praticar um ato, de possuir, usar, exigir ou dispor de alguma coisa.
Direito administrativo, ramo do direito público que tem por objeto o funcionamento dos serviços públicos e suas relações com os particulares.
1.3 Cidadania
A cidadania é praticada pelos cidadãos. Cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. A ideia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo. Para o educador brasileiro Demerval Saviani, ser cidadão significa ser sujeito de direitos e deveres: “Cidadão é, pois, aquele