Política econômica
1- Com base na leitura da Carta de Conjuntura de Dezembro de 2009 identifique a correspondência entre os tópicos dessa conjuntura com os Objetivos de Política Econômica discutidos hoje.
POLÍTICA FISCAL
Trata-se de um dos instrumentos da Política Econômica e basicamente se resume a administração das receitas e das despesas do governo. Segundo a Carta de Conjuntura de Dezembro de 2009 a política fiscal deste período se caracterizou pelo aumento do déficit nominal, redução do superávit primário e aumento da relação dívida pública / receita. Isso se deveu ao pacote fiscal adotado pelo governo como forma de atenuar a queda do nível de atividade econômica devido a crise internacional. No pacote econômico adotado observa-se um aumento dos gastos de custeio com absorção de mão de obra desempregada com os investimentos feitos no PAC. Nas transferências observamos um aumento das famílias atendidas pelo programa bolsa família e seguro-desemprego. No que se refere as receitas do governo o pacote adotado foi de renúncia fiscal, com a redução do IPI para linha branca, automóveis e itens da construção civil, com o objetivo de proteger os empregos nestes setores sustentando o nível da demanda doméstica.
INVESTIMENTOS
As despesas do governo classificadas como investimento compreendem um conjunto de gastos enfeixados nos orçamentos públicos, sob a denominação genérica de despesas de capital. Estas despesas incluem investimentos em obras públicas (desde os estudos e projetos para a execução das obras até os gastos com as construções propriamente ditas, e a aquisição de equipamentos de uso permanente); incluem também inversões financeiras com a aquisição de imóveis e ainda as destinadas a diferentes formas de participação do governo na constituição ou aumento do capital de empresas. Enquanto instrumentos de política econômica, os investimentos do governo relacionam-se fundamentalmente com objetivos