Política de Cuba
O Partido Comunista Cubano é o único partido político oficial que é uma republica socialista, de modelo marxista-leninista (partido único, sem eleições diretas para cargos executivos). Fidel Castro foi o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (presidente da República). Governou até 1 de agosto de 2006, tendo se afastar por problemas de saude. Seu irmao, Raul Castro, substituiu interinamente as funções até o dia 19 de fevereiro de 2008, ate que Fidel Castro renunciou, assim tornou-se o atual presidente de Cuba, no dia 24 de fevereiro de 2008 e, eleicao de candidato unico.
Caracteristicas:
Lema: Patria o Muerte (Espanhol) "Pátria ou Morte"
Capital: Havana
Língua oficial: espanhol
Governo: Estado comunista
Independência de Espanha - Declarada 10 de outubro de 1898 - República declarada 20 de maio de 1902 - Revolução Cubana 1 de janeiro de 1959
O governo cubano é dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
O Poder Executivo se compõe do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros. O presidente do Conselho de Estado é o presidente de Cuba, assim sendo Raul Castro, exercem também os cargos de presidente do Conselho de Ministros, primeiro-secretário do Politburo e do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) e Supremo General das Forças Armadas.
O Poder Legislativo é unicameral, ou seja, possui apenas uma câmara legislativa, exercido pela Assembleia Nacional do Poder Popular contando atualmente com 614 deputados eleitos para mandatos de 5 anos. A Corte Suprema de Cuba é o mais alto órgão do poder judiciário do país - a corte de apelação de última instância. Ela é subordinada à Assembléia Nacional.
Cuba é dividida em 15 províncias e 168 municípios. Cada província e cada município têm, simultaneamente, uma Assembléia do Poder Popular eleita, e um sistema de cortes judiciais. As cortes municipais são a justiça de primeira instância,