Polímeros
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ
Escola Estadual de Educação Profissional de Itaitinga Professor Francisco Aristóteles de Sousa
Rua Boa Esperança, SN. Ponta da Serra – Itaitinga - Ceará
Nome: Dayse Soares Fernandes Nº09
Professora: Ana Lídia
Secretaria Escolar 3ª série - EM
Química
Dezembro
Itaitinga/2013
A história dos polímeros
Pode-se chamar de polímeros as macromoléculas em que há uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização. Os polímeros podem ser classificados: Quanto à ocorrência, quanto ao método de obtenção e quanto às aplicações industriais.
Em 1920, Hermann Staudinger iniciou os seus estudos teóricos de estrutura e propriedade dos polímeros naturais e sintéticos. Staudinger mostrou que os polímeros são constituídos por moléculas em forma de longas cadeias formadas a partir de moléculas menores, por meio da polimerização. Anteriormente, acreditava-se que os plásticos eram compostos por anéis de moléculas ligados. Porém, as teorias de Staudinger não foram bem aceites por todos os cientistas e a discussão continuou durante os anos 20. Por volta dos anos 30 nasceu o poliestireno, que tem como material base o eteno e o benzeno.
O primeiro polímero a ser sintetizado em laboratório foi o polietileno, no ano de 1934, em uma indústria na Inglaterra, mas esse polímero só ficou conhecido anos depois durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época desempenhou um importante papel: como isolante elétrico de radares militares. O polietileno foi ganhando novas formas e, no ano de 1950, Karl Ziegler utilizou da química orgânica para fabricar um polietileno mais rígido e de alta densidade, foi a partir daí que surgiram as garrafas plásticas. O material era tão resistente (duro) que serviu para dar forma a um dos