Poluição sonora/espetro sonoro
A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos.
Características principais
• Não deixam resíduos • É um dos contaminantes que requerem menor quantidade de energia para ser produzidos. • Têm um raio de acção pequeno. • Não são transportados através de fontes naturais, como por exemplo, o ar contaminado levado pelo vento, ou um resíduo líquido quando é transportado por um rio por grandes distâncias. • São percebidos somente por um sentido: a audição. Isto faz com que muitas pessoas subestimem seu efeito.
[pic]
Espectro sonoro
Espectro sonoro é o conjunto de todas as ondas que compõem os sons audíveis e não audíveis pelo ser humano.
Os sons de frequência inferior a 20 Hz chamam-se infra-sons e provocam náuseas e perturbações intestinais. Os sons de frequência superior a 20 000 Hz são os ultra-sons e são usados, por exemplo, nas ecografias e nos sonares. O Homem consegue ouvir sons entre 20 Hz e 20 000 Hz e produzir sons entre 85 Hz e 1 100 Hz. Os cães conseguem ouvir sons entre os 15 Hz e os 50 000 Hz e produzem sons entre os 452 Hz e os 1 800 Hz. Os morcegos conseguem ouvir sons de frequências entre os 1000 Hz e os 120 000 Hz mas só produzem sons a partir dos 10 000 Hz.
[pic]
Bateria acústica
Origem do som: tambores e pratos etc.…
Como produzir sons altos e baixos: impossível
Características da fonte vibrante: a bateria pertence ás: “ Membranas e placas vibrantes”
Produção de sons fortes e fracos: para produzir sons fortes numa bateria teremos de bater as baquetas no tambor com maior intensidade, pelo contrário, se quisermos reduzir teremos de bater as baquetas com menor intensidade…
[pic]
Benefícios do Som na saúde
Um dos exemplos dos