Catatrofes Naturais
Indicar que uma vibração é o movimento repetitivo de um corpo ou parte dele em torno de uma posição de equilíbrio.
Concluir, a partir da observação, que o som é produzido por vibrações de um material (fonte sonora) e identificar as fontes sonoras na voz humana e em aparelhos musicais.
Definir frequência da fonte sonora, indicar a sua unidade SI e determinar frequências nessa unidade.
Indicar que o som se propaga em sólidos, líquidos e gases com a mesma frequência da respetiva fonte sonora, mas não se propaga no vácuo.
Explicar que a transmissão do som no ar se deve à propagação do movimento vibratório em sucessivas camadas de ar, surgindo, alternadamente, zonas de menor densidade do ar e zonas de maior densidade do ar.
Explicar que, na propagação do som, as camadas de ar não se deslocam ao longo do meio, apenas transferem energia de umas para as outras.
Associar a velocidade do som num dado material com a rapidez com que ele se propaga, interpretando o seu significado através da expressão v=d/Δt. Interpretar tabelas de velocidade do som em diversos materiais ordenando valores de propagação do som nos sólidos, líquidos e gases.
Definir acústica como o estudo do som.
Concluir, a partir da produção de ondas na água, numa corda ou numa mola, que uma onda resulta da propagação de uma vibração.
Identificar, num esquema, a amplitude de vibração em ondas na água, numa corda ou numa mola.
Indicar que uma mola é caraterizada por uma frequência igual à frequência da fonte que origina a vibração.
Definir o período de uma onda, indicar a respetiva unidade SI e relacioná-lo com a frequência da onda.
Relacionar períodos de ondas em gráficos que mostrem a periodicidade temporal de uma qualquer grandeza física, assim como as frequências
correspondentes.
Indicar que o som no ar é uma onda de pressão (onda sonora) e identificar, num gráfico pressão-tempo, a amplitude (da pressão) e o