poluição hídrica e sua problemática
joao de sousa melo filho
poluição hídrica e sua problemática
Alvorada do Oeste-RO
2014
joao de sousa melo filho
poluição hidrica e sua problemática
Trabalho de Gestão Ambiental, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Poluição e Resíduos Sólido. Orientador: Prof. Jeânedy Maria Pazinato, Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima.
Alvorada do Oeste-RO
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A organização mundial de saúde – OMS aponta que 3 milhões de pessoas morem anualmente devido os efeitos devastadores da poluição. Esse fato vem deixando as autoridades mundiais em alerta máximo. Dentro dessa tônica há uma atenção especial com a poluição dos recursos hídricos, quanto aos seus efeitos deletério como: escassez de agua potável, alagamentos em áreas urbanas, problemas social e outros. Dessa forma, autoridades políticas e sociedade se juntam às comunidades científicas para tentar entender, e juntos combater esse mal. Ademais, são proferidas muitas perguntas, fáceis de fazer, porem complexas de responder, quais sejam: como ocorre a poluição hídrica? Quais as principais fontes de poluição hídricas? Quais os efeitos decorrentes da poluição hídrica à saúde da população e para o meio ambiente? Como combater, ou pelo menos obliterar esse evento? Outro fator inserido neste contexto são as causas sócias que tem um impacto direto quando se trata de poluição das águas. Isso fica evidenciado fazendo uma análise sobre a perspectiva marxista.
2 POLUIÇÃO
Desde o surgimento do primeiro homem na face da terra, enseja com ele, mesmo que de forma discreta o fenômeno da poluição. Este evento acompanhará o ser humano, todas as formas de