Impactos ambientais
Impactos Ambientais no Maranhão
APRESENTAÇÃO
Embora o meio ambiente e as consequências sofridas pelo mesmo decorrente da influência humana seja um tema bastante em evidência. O presente trabalho busca a compreensão de como conduzi-lo e interferir minimizando os danos ecológicos, para isto as informações hora disponibilizadas se traduzem em uma contribuição, visando aumentar o nível de consciência e responsabilidade do homem no seu relacionamento diário com o espaço ambiental.
DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DEGRADAÇÃO DO SOLO POLUIÇÃO DO AR
DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
No Maranhão, o consumo médio per capita de água é de 115,4 l/hab/dia ocupando assim a 22° colocação ficando abaixo da média nacional que é de 149,6 l/hab/dia e tendo 90,4 (l/hab/dia) a menos que o Rio de Janeiro, estado campeão de consumo per capita de água no país .
.....
O alto consumo desse bem finito, juntamente com os impactos que lhe são frequentes e nocivos, está atraindo todas as atenções para uma possível escassez da qualidade desse recurso, fundamental a sobrevivência de todos os seres vivos. O descaso com a água está fazendo com que cada vez, seja mais difícil encontrá-la na sua forma potável.
.
......
No Maranhão o principal indicador é o despejo de esgoto doméstico, que é citado por 36 municípios, com quantidade significativa para ser considerado como fator de poluição dos rios , como por exemplo: São Luís, Barra do Corda, Arame, Caxias, Coroatá, Codó, Imperatriz, Grajaú , dentre outros.
..... Seguido por disposição inadequada de resíduos sólidos que pode estar relacionada com a forma de utilização da população ribeirinha e ocupação irregular da área de proteção permanente dos rios. Estes impactos podem gerar consequências diretas e indiretas sobre os ecossistemas aquáticos. Por exemplo, o assoreamento (soterramento de lagos e rios), ocasionado pela retirada da vegetação ciliar e por