poluiçaõ hidrica
A água é vital para qualquer ser que vive, seja ele homem, animal ou vegetal. Precisamos da água para sobrevivência, para plantio, consumo e criação de animais.
Estima-se que mais de 7 milhões de pessoas no Brasil não tenham acesso a água potável. Essa restrição é causadora de muitas doenças, como, por exemplo, a diarreia e a hepatite, que aumentam o absenteísmo na escola e nos trabalhos. Pois sem água não é possível fazer um saneamento adequado.
Embora muitos estados sofram com a falta de água, muitas vezes, esse recurso natural não é respeitado nem utilizado de forma consciente. Durante muito tempo nossos rios, lagos e mares vêm sendo poluídos pelo homem, restringindo ainda mais esse consumo.
As principais causas dessa poluição são o lixo que o homem dispensa nessas fontes.
Parte da poluição da água é visível e vivenciada pela população, como rios espumando, brilho oleoso nos lagos, inviável curso da água devido ao lixo doméstico.
Essa poluição não afeta somente a saúde do ser humano, os animais marinhos também sofrem com essa poluição desenfreada. Muitas tartarugas marinhas, por exemplo, consomem sacos plásticos, e morrem asfixiadas.
Veja abaixo dez dicas de como evitar a poluição da água:
1. Não jogue lixo em rios, praias e lagos;
2. Não descarte óleo na rede de esgoto;
3. Não utilize agrotóxicos em fontes hídricas;
4. Não desvie o esgoto doméstico para córregos;
5. Não construa em região manancial;
6. O governo deve intensificar a fiscalização nas indústrias, obrigando a redução na utilização de produtos químicos na mineração e na agricultura;
7. Fiscalizar e adotar medidas corretivas as fábricas que lançam resíduos tóxicos nos rios;
8. Banir a lavagem clandestina de barcos no mar, pois eles descartam o combustível na fonte;
9. Atentar-se aos resíduos radioativos que são largados no fundo do mar;
10. Ter atenção e estar preparado para os acidentes petroleiros que derrama milhares de