POLUI O 2
Atmosférica: Quando é resultado da liberação de gases ou partículas sólidas que interferem o clima e o ar provocando doenças respiratórias e efeito estufa.
Aquática: Quando é resultado da liberação de esgotos, fertilizantes, lixos, bactérias patogênicas e vírus em lagos, rios e/ou mares, sendo esses de origem residencial ou industrial.
Solo: Quando é resultado da liberação de lixos, resíduos e produtos químicos no solo afetando a crosta terrestre prejudicando toda e qualquer forma de vida.
Sonora: Quando é resultado de sons demasiadamente altos que ultrapassam a tolerância dos seres vivos.
Térmica: Quando é resultado de ações elétricas, nucleares, de refinarias, siderúrgicas e outras que provocam o aquecimento das águas.
A poluição pode ser combatida através da preservação de matas, da coleta de lixo, da introdução de objetos e resíduos em locais apropriados, da diminuição de lançamentos de gases e partículas e muitas outras formas que contribuem para esse fim. A percepção do problema deve além de conscientizar as pessoas fazê-las mudar de atitude e atuar de forma a diminuir a poluição do meio ambiente.
O planeta Terra é constituído em grande parte por água, no entanto, 97% são salgadas e não adequadas ao consumo humano, irrigação e animais, dessa forma restam somente 3% de água doce, mas desse percentual somente cerca de 0,8% estão disponíveis, entretanto uma parte desse percentual encontra-se poluída e uma grande parcela está nos pólos congeladas.
Diante dessas estimativas verifica-se claramente que a quantidade de água doce destinada ao consumo é bastante restrita e que requer uma preocupação em