Politicas sociais portifolio
Marketing – n1basicob
Vinicius monteiro souza – RA 262152012
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
vinicius monteiro souza
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS
Trabalho apresentado ao Curso de Marketing da Faculdade ENIAC para a disciplina Políticas Sociais e Ambientais
Prof. Rosana Passos.
Guarulhos
2015
Contexto Pós-abolição e atuação dos negros na sociedade brasileira
Após o fim da escravidão o governo republicano, devido a interesses dos grandes cafeicultores, promoveu a campanha de branqueamento no Brasil. O intuito era excluir a cultura africana, sendo proibida a entrada no país e europetizar o Brasil para a evolução étnica da pura raça branca.
O governo republicano, patrocinando do seu próprio bolso recursos para a imigração européia e acabou consequentemente afastando os negros do mercado de trabalho formal, dando prioridade para europeus serem colonos da região urbana e afastando os negros para o trabalho árduo e menos qualificado nas zonas rurais. Esta separação também ocorreu geograficamente, por conta da condição financeira os negros se afastaram das zonas centrais residindo em periferias e cortiços em São Paulo, e nas favelas dos morros do Rio de Janeiro.
No começo do século XX, com o crescimento industrial e urbano começaram a formar as classes médias e operárias. A classe média que era formada pela grande maioria branca, continha negros que, mesmo que de forma limitada, conseguiram adentrar nesta classe atuando na área de grades indústrias, jornais, advocacia etc.
A exploração do governo com os trabalhadores atingia tanto os negros quanto os brancos, com isso, os europeus com influência de