Politica
Itabaiana acompanhou o quadro nacional, quadro esse nos quais os grupos tradicionais eram ligados a ditadura militar e eles estavam encontrando dificuldades de se impor no eleitorado. Nos anos 80 surge em Itabaiana um grupo de oposição forte. Entre 1967 a 1982 tiveram eleições em que os grupos que estavam no poder permaneceram no poder com facilidade.
É 1982 que vamos ter a primeira eleição disputada no período da ditadura militar. No qual o grupo Arena saiu com o candidato a prefeito João German da Trindade e oposição lançou de última hora Fernando Mendonça só que ele teve uma série de problemas jurídicos e não pode concorrer na eleição. Então foi formou-se uma nova chapa formada por Luciano Bispo (uma homem de família rica) e Luciano chama para seu vice um também comerciante o Arrojado. Mas esse grupo é derrotado. Essas eleições foi marcada por uma serie de casos curiosos.
Também em 1982 aconteceu um episódio muito importante e que mudou o rumo da política de Itabaiana. O grupo dos Teles Mendonça sempre foi um grupo aliado ao Governo do Estado, mas, o governador da época Augusto Cesar Leite rompeu com os Teles Mendonça e começou a apoiar indiretamente o grupo da oposição.
E em 1986, João Alves assume o governo e passa a fazer a oposição ao grupo dos Teles Mendonça e essa oposição vai ajudar o grupo oposicionista a se fortalecer no município de Itabaiana.
Já em 1988, que foi o ano do centenário de Itabaiana e também foi o ano de eleição, podemos dizer que foi um ano marcado sobre tudo por uma grande rivalidade política. Entre essa rivalidade tinha o grupo da oposição que estava fortalecido com o apoio de deputado Federal, deputado Estadual, Governo do Estado e com esses apoios aconteceram várias reformas no município e principalmente a construções das barragens.
Foi nesse ano em 1988 que aconteceu a eleição mais disputada, o grupo dos Teles Mendonça lançou como