Politica
Como reflexo de uma melhor educação, os beneficiados pelas cotas têm a oportunidade de lutarem, mais preparados, por um maior espaço no mercado de trabalho, que se torna cada vez mais complexo e carente de pessoas altamente qualificadas. O último Censo realizado no país demonstrou que apesar do aumento do número de pessoas da raça negra que possuem nível superior de ensino, ainda é um número baixo em relação aos brancos com a mesma formação. Diminuir a distância entre esses números é um dos objetivos das cotas raciais.
Por outro lado, a tese racista diz que esse sistema reafirma a classificação entre as raças, fazendo uma distinção injusta entre as pessoas. Mas e todos os anos perdidos, onde negros eram proibidos de frequentar a escola e sofriam todo tipo de castigo e ameaça quando se rebelavam, sem nenhum direito, apenas o de trabalharem e enriquecerem aqueles que detinham o poder? É esse erro que o sistema de cotas raciais visa a reparar.
É uma questão de isonomia, tratando de forma diferenciada os que foram desprivilegiados, e que pagam até hoje pelo atraso educacional ao qual foram submetidos, muitos, inclusive, recorrendo à criminalidade como meio de sobrevivência, que por consequência afeta todo o conjunto da sociedade até os dias atuais. Portanto, se a base da sociedade é a educação, essa é a melhor política para evitar que as estatísticas demonstrem um percentual cada vez maior de negros vivendo às margens da sociedade.
Assim, as cotas raciais, ao contrário do que muitos acreditam, irão tão somente ajustar o acesso à educação no país, trazendo benefícios não apenas aos que delas se