politica
Neste trabalho abordaremos sobre o texto de Jô Soares que foi publicado no site do uol em 30/03/2014. Retrata uma copa do mundo em que Jô estava presente e descreve certas situações vividas pelo autor. Faremos uma análise pautada nos aspectos da textualidade presentes neste texto, que está avaliado em: Fatores pragmáticos, semânticos (conceituais, coerência) e formais(coesão).
Os fatores pragmáticos são divididos em cinco partes: intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, intertextualidade e situcionalidade. A intencionalidade diz respeito a intenção do autor ao publicar aquele artigo, que neste caso, foi compartilhar e informar como foi sua experiência vivida na copa do mundo de 1954. A aceitabilidade se refere ao conjunto de ocorrências do texto, que faz o leitor reconhecer a intenção do autor, neste texto isso fica visível por ser Jô Soares que está escrevendo, por estar sendo divulgado por um site sério e de confiança, fazendo com que veracidade do texto não seja colocada em jogo.
Quanto a informatividade, Jô traz boas informações para o entendimento do contexto vivido por ele. Cita como os brasileiros chamavam os húngaros, como desenvolveram-se os jogos, pra quem estava voltada a torcida, local, ambiente e etc. Dá uma boa quantidade de informação melhorando o entendimento dos leitores.
O relato de Soares faz inter-texto com alguns relatos, notícias de jornal e reportagens sobre as partidas da copa de 1954, neles é possível ver que as informações são verídicas e obter outros detalhes omitidos por Jô, porém não são tantos que estão disponíveis devido as dificuldades da época, poucos presenciaram ou assistiram