Politica
A Política estárelacionada com o exercício do poder. Toda maneira pela qual o poder é exercido se reveste de grande complexidade, às vezes não aparente à primeira vista. Basta pensar um pouco para ver como qualquerato de poder é complexo e cheio de implicações. E é este o terreno da Política.
Contudo, definir a Política apenas como algo relacionado ao poder não chega a ser satisfatório. O poder só pode servisto, sentido, avaliado, ao exercer-se. Antes do momento em que se exerce, ele é somente uma conjectura, uma presunção, algo que se acha que vai acontecer.
Portanto, devemos procurar outros elementosque tornem o conceito de Política mais preciso. Se a Política tem a ver com o poder e se o poder visa alterar o comportamento das pessoas, é evidente que o ato político possui dois aspectos queaparecem de pronto. Este dois aspectos são: a) um interesse; b) uma decisão.
A Política passa, neste caso, a ser entendida como um processo através do qual interesses são transformados em objetivos e osobjetivos são conduzidos à formulação e tomada de decisões efetivas.
Pode-se afirmar que a Política tem a ver com quem manda, por que manda, como manda. Afinal manda é decidir, é conseguir aquiescência,apoio ou até submissão. Em toda sociedade, existem estruturas de mando, normalmente uma minoria mandando na maioria. Este fato está no centro da coisa política.Ubaldo em seu primeiro capítulo define política desta forma: “é o estudo e a prática da canalização de interesses com a finalidade de conseguir decisões.” Segundo o autor, é impossível que fujamos da Política, porque tudo pode e deve ser visto sob um ponto de vista político. A Política se preocupa com encaminhamento de interesses para formulação e tomada de decisões. João define “Estado” como um conjunto de instituições, como por exemplo a Presidência da República, o Congresso Nacional, as Forças Armadas e a Constituição. Esse conjunto de instituições, deve vir juntamente do estabelecimento da