Politica
RELAÇÕES DA CIÊNCIA JURÍDICA COM OUTRAS CIÊNCIAS 1- O Direito e as Ciências Sociais
SOCIOLOGIA
Os séculos IX e XX modificaram profundamente a noção de homem culto e fonte do saber. Assim até a metade do século XX bastava aos juristas serem iniciados em filosofia e História para serem considerados cultos.
A partir de então a filosofia perdeu muito de sua supremacia e passou a ser apenas uma das fontes utilizadas pelo direito.
Assim, para estudar o direito, facilitando a exegese, a aplicação e a criação do direito, será necessário o estudo conjunto de muitas ciências.
Ler pag 23 PLT
Para que um jurista tenha uma visão atual do direito é necessário que seja iniciado nas ciências sóciais em especial na sociologia do direito – LER - PLT 23.
A sociologia estuda os fatos sociais e o direito é um fato social resultante de vários fatores sociais.(religião, moral, econômico,demográfico, geográfico etc.)
A sociologia versa sobre os costumes e as normas sociais e o direito tem como sua origem também os costumes e hoje os costumes e as normas jurídicas regulam o mercado.
A sociologia é a ciência das instituições sócios ao passo que o direito dar forma a varias instituições sociais, como por exemplo, a família e a propriedade.
Assim a sociologia jurídica é inconcebível sem a sociologia, da qual é uma especialização.
O estudo social da delinquência, principalmente a juvenil, que reflete a crise da dissolução dos costumes, da afetividade, do mercado de trabalho e da família... só é possível com o auxílio da sociologia.
HISTÓRIA
A história – ou seja, o conhecimento do homem do passado- O conjunto das manifestações das atividades e dos pensamentos dos homens, considerados cronologicamente e em sua sucessão, seu desenvolvimento e em suas relações de conexão ou dependência e de grande utilidade para o jurista, por ser o direito também um fenômeno histórico.
Ex: o código civil Frances seria