Politica e saude no brasil
Coleta de sangue de doadores
O ato de coleta de sangue do doador obedece a critérios importantes para garantir a qualidade do sangue doado e a manutenção do estado de saúde do doador
Triagem hematológica:
* Verifica - se o peso corporal, que deve ser superior a 50 kg. * Explicar ao cliente o procedimento a ser realizado. * Colher sangue capilar através da punção da polpa digital dos dedos anular ou médio, verificar a dosagem de hemoglobina e hematócrito.
Sala de coleta: * O ambiente da sala de coleta deve ser tranqüilo, agradável e limpo. * Poltrona ou leito. * Anexo a sala de coleta deve existir uma sala de recuperação equipada com material de atendimento a assistência ventilatória, medicação de urgência e oxigênio.
Para se iniciar o processo de coleta de sangue do doador, deve -se rotular cada bolsa de sangue a ser colhida, de modo que sua identificação seja clara e única.
O sangue deve ser coletado com técnica asséptica, utilizando-se sistema fechado, estéril e não deve ser realizada mais de uma punção em um mesmo doador. As bolsas utilizadas para coleta poderão ser simples, duplas, triplas e quádruplas. A escolha do anticoagulante irá depender das necessidades e realidade de cada serviço. Determinará o tempo de conservação e armazenamento do sangue coletado.
Orientações ao doador de sangue:
* Após a doação, observar o doador por 5 minutos. * Oferecer um lanche. * Não utilizar bebidas alcoólicas por 6 horas. * Não fumar durante a primeira hora. * Evitar exercícios físicos principalmente no braço da punção. * Ante qualquer anormalidade comunicar a instituição. * Informá-lo sobre a conduta para receber os resultados do exame.
Reações adversas no doador de sangue:
A maior parte das reações adversas é resultado de influências psicológicas como nervosismo, medo e visualização do sangue. Manifesta-se