Politica educacional
Segundo Schmitter política e a resolução pacífica de conflitos, no entanto este conceito e demasiado amplo, restringe pouco. Então podemos dizer que a política consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam a resolução pacifica dos conflitos quanto a bens públicos.
2) De acordo com o artigo, o que é política pública?
As politicas públicas são os “outputs” que resultam de uma atividade politica, essas compreendem o conjunto das decisões e ações relativas alocação imperativa de valores.
3) De acordo com a autora, existem três (3) tipos de demandas. Quais são elas? Explique cada uma.
As demandas citadas no texto são: as demandas novas, as demandas recorrentes e as demandas reprimidas.
Demandas novas: são aquelas que resultam do surgimento de novos atores políticos ou de novos problemas.
Demandas recorrentes: são aquelas que expressam problemas não resolvidos ou mal resolvidos, e que estão sempre voltando a aparecer no debate politico ou na agenda governamental.
Demandas reprimidas: são aquelas constituídas por “estados de coisas” ou por não decisões.
4) O que é “input”, “withinput” e “output”?
De acordo com Easton, os inputs e os withinputs são as demandas e suporte, podem ser as reivindicações de bens e serviços, tais como educação, saúde, transporte, segurança pública, etc. No entanto os inputs de demanda e de apoio não estão restritos ao plano interno da sociedade nacional e finalmente os withinput também expressam demandas e apoio e distinguem-se dos inputs por serem provenientes do próprio sistema político: dos agentes executivos (ministros, burocratas, tecnocratas, etc.), dos parlamentares, dos governadores de estado, do judiciário.
Os outputs são as politicas públicas, os atores são agentes das organizações, o poder é dividido entre elas e os problemas são percebidos conforme o seu ponto de vista e sua