Solo cimento
CIMENTO NA
CONSTRUÇÃO CIVIL
Grupo:
Carlito
José Roberto
Josiel
Marcos
Maspoly
Plínio
Reyles
HISTÓRIA
No Brasil, em 1945, foi construída a primeira obra em solo-cimento que se tem notícia , uma casa de bombas para abastecimento das obras do aeroporto em
Santarém, Pará, com 42 m².
Em seguida, em Petrópolis, no local denominado Vale Florido, foram executadas casas residenciais com paredes monolíticas de solo-cimento.
Também por esse processo foi iniciada a construção do Hospital Adriano Jorge, em
1948, em Manaus.
O QUE É SOLO-CIMENTO?
O solo-cimento é uma mistura íntima e bem proporcionada de solo com aglomerante hidráulico artificial denominado cimento Portland, de tal modo que haja uma estabilidade daquele por este, melhorando as propriedades da mistura. No estudo do solo-cimento , o primeiro passo é fazer a coleta correta do solo, para a execução de sua classificação através de ensaios de laboratório.
CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO
Aplicação do solo- cimento na construção de paredes:
Resistência à compressão aos 28 dias, maior ou igual a 1,0 Mpa, depois de 1 hora de imersão em água.
Perda máxima de peso seco, ao final do sexto ciclo do ensaio de durabilidade : 14% para os solos arenosos, 10% para os siltosos e 7% para os argilosos.
Variação do volume até o sexto ciclo; 1% do volume inicial.
Para cargas de telhados sobre paredes, 0,75 Mpa (coeficiente de segurança 5) e para cargas de telhados, sobre pilares de concreto ( ou outro material estrutural),
0,5 Mpa, para cargas nas paredes.
O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CEPED) indicou 10% para perda máxima admissível, em ensaio de durabilidade do solo-cimento, no final do 12º ciclo ( mais severo que o critério da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) ).
MÉTODOS DE UTILIZAÇÃO
Pavimentação
Revestimento de taludes de aterros , principalmente em obras hidráulicas.