Poliomielite
A poliomielite é uma doença causada por infecção pelo pólio vírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. É mais comum em crianças, ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do pólio vírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O pólio vírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.
A sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida. No entanto menos de 2% das pessoas infectadas apresentam paralisia flácida. A paralisia geralmente começa entre 01 e 10 dias depois dos sintomas iniciais e progride por 2 a 3 dias.
O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus até que surjam os sintomas da doença (incubação) varia de 5 a 35 dias (em média de 07 a 14 dias).
Existem duas formas mais comuns da pólio:
Poliomielite Abortiva: Esta é a forma que acontece principalmente em crianças jovens e é a mais comum das duas. A doença é moderada e o cérebro e a espinha dorsal não são afetados. Os sintomas aparecem de três a cinco dias após a exposição ao vírus e inclui febre leve, dor de cabeça, dor de garganta, vômitos, falta de apetite, e uma sensação geral de indisposição e desconforto (como uma gripe).
Poliomielite Paralítica: É a forma mais severa da doença que se desenvolve aproximadamente de sete a catorze dias depois da exposição ao vírus. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça severa, pescoço duro, e dor muscular profunda. Algumas pessoas sofrem anormalidades temporárias da sensibilidade da pele. Espasmos musculares e