Poliomelite
O vírus é transmitido através de alimentos contaminados, e se multiplica no intestino, de onde pode invadir o sistema nervoso.Muitas pessoas infectadas não aparentam sintomas , mas contaminam outras pessoas.A doença causa paralisia e deformações pelo corpo.
Está sendo erradicada em todo mundo com graças a campanhas de vacinação.
-VÍRUS DA POLIOMELITE:O “poliovírus” é um enterovírus, com genoma de RNA simples.
Existem 3 sorotipos, distintos imunologicamente nas manifestações clínicas, excetos 85% dos casos da poliomielite paralítica que são causadas pelo sorotipo 1.
O vírus não tem envelope bilipídico, é recoberto apenas pelo capsídio e é resistente à condições externas
-PROGRESSÃO E SINTOMAS:O período entre a infecção com o poliovírus e o ínicio dos sintomas varia de 3 a 35 dias.
A infecção é oral e há invasão e multiplicação do tecido linfático da laringe.
Ele é daí ingerido e sobrevive ao suco gástrico.
As manifestações iniciais são parecidas com as de outras doenças virais (febre, dor de garganta, gripe, dor abdominal,...) m seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e vai infectar por essa via os órgãos. Os mais atingidos são o sistema nervoso incluindo cérebro, coração e o fígado.
A multiplicação nas células do sistema nervoso (encefalite) pode ocasionar a destruição de neurônios motores, o que resulta em paralisia flácida dos músculos por eles inervados.
As manifestações clínicas da infecção são variadas e podem ser descritas em quatro grupos:
• Doença assimptomática: com limitação efectiva pelo sistema imunitário da infecção à faringe e intestino. Não há sintomas e a resolução é rápida sem quaisquer complicações.
• Poliomielite abortiva ou Doença menor: ocorre em 5% dos casos, com febre, dores de cabeça, dores de garganta, mal estar e vómitos, mas sem complicações sérias.
• Poliomielite não-paralítica com meningite asséptica: