polimeros
2) Na engenharia de produção é difícil de definir um elemento químico mais utilizado, já que esta engenharia aplica-se a todos os processos de produção. Um exemplo na produção, podemos indicar os metais como o Alumínio, abundante na natureza e utilizado em larga escala na fabricação de peças automobilísticas, aeronáuticas e aeroespaciais.
Esse elemento é muito utilizado devido a sua propriedade dúctil – alumínio puro é mais dúctil que o aço – sua boa adequação nas ligas metálicas com outros elementos possibilita múltiplas utilizações no processo de produção, maior resistência dos componentes produzidos a partir destas ligas e consequentemente é considerado o custo beneficio ao adquirir um produto fabricado a partir desse material, já que tende a ter uma vida útil mais extensa.
3) Os Semi-Metais compreendem o boro, o telúrio, o polônio, o silício, germânio, o arsênio e antimônio. Esses materiais tem a peculiaridade de apresentar propriedades dos ametais mas também de realizar parcialmente ou com menos efetividade, ações realizadas pelos Metais, como condução térmica e elétrica.
Os Não-Metais são: Hidrogênio (H), Carbono (C), Nitrogênio (N), Oxigênio (O), Fósforo (P), Enxofre (S) e Selênio (Se). não-metais tem a propriedade de ganhar elétrons na camada de valência mais facilmente do que liberar elétrons para os outros átomos.
4) LIGAÇÃO COVALENTE SIMPLES, LIGAÇÃO COVALENTE DUPLA, LIGAÇÃO COVALENTE TRIPLA E COVALENTE DATIVA OU COORDENADA.
5)