Polimeros
Evandro Miliardo de Souza Oliveira, RA: 1451898.
POLíMEROS
Campo Mourão-PR
2013
Resumo:
O objetivo do experimento foi produzir um polímero termofixo, utilizando a resina ureia-formaldeído, através da polimerização por condensação. Visto que essa resina tem utilização na construção civil, principalmente no revestimento de assoalhos, adesivos em madeira, peças moldadas, entre outros.
Introdução:
Os polímeros são compostos inorgânicos ou orgânicos, de alto peso molecular. A sua estrutura molecular consiste na repetição dos monômeros, que são as unidades básicas formadoras dos polímeros. A reação que produz o polímero é denominada reação de polimerização. A polimerização ocorre, de maneira geral, entre compostos de ligação dupla que se combinam quimicamente, podendo ser por adição ou condensação, dependendo dos compostos e intermediários envolvidos. - Condensação: é a formação de uma macromolécula a partir da união de monômeros com dois grupos funcionais distintos. Onde há a formação de subprodutos, como a água, amônia e ácido clorídrico. Em geral, são termofixos e pouco elásticos. Reação de poliadição, é caracterizada principalmente pela quebra de ligações duplas entre átomos de carbono , após essa etapa há a formação de radicais livres nos átomo de carbono, os quais são usados na formação de novas ligações com outros monômeros, levando assim à produção de cadeias polimérica. A reação ocorrem em 3 etapas : iniciação, propagação, terminação .Apresentam-se, em sua maioria, como termoplásticos, tais como o Polietileno e o PVC.
Os polímeros podem ser classificados em:
Polímeros termoplástico: são caracterizados por possuir ligações química fracas entre as cadeias, sendo assim, facilmente rompidas com a introdução de energia. Dessa forma, quando tal material é aquecido, as ligações químicas são quebradas, permitindo assim, uma maior facilidade para a