polimeros
POLÍMEROS: POLY(VINYL CHLORIDE) (PVC)
SAPUCAIA DO SUL, 2010.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA
SUL-RIO-GRANDENSE – CAMPUS SAPUCAIA DO SUL
CURSO TÉCNICO EM PLÁSTICOS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO PG
1. HISTÓRICO PG
2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PG
3. APLICAÇÃO PG
4. DADOS TÉCNICOS PG
CONCLUSÃO PG
BIBLIOGRAFIA PG
INTRODUÇÃO
O PVC é um produto de grande versatilidade e que está mais presente no nosso dia-a-dia do que podemos imaginar. Suas propriedades, características e relação custo/benefício combinados, revelam suas potencialidades de aplicação, tornando-o um produto de extrema importância para a indústria, mas, sobretudo, para a humanidade.
Com o presente trabalho, queremos apresentar algumas destas características e propriedades, bem como seu conceito e aplicações.
1. HISTÓRICO
O desenvolvimento das resinas de PVC teve início em 1835, quando Justus Von Liebig descobriu o monômero cloreto de vinila (VC), um gás à temperatura ambiente com ponto de ebulição igual a -13,8ºC. A descoberta de Liebig fez-se por meio da reação do 1,2-dicloroetano com hidróxido de potássio em solução alcoólica. Entretanto, foi um de seus alunos, Victor Regnault, o responsável pela publicação de um trabalho, em 1839, relatando a ocorrência de um pó branco após a exposição à luz solar de ampolas seladas preenchidas com cloreto de vinila, o qual pensava-se tratar de poli (cloreto de vinila) - PVC, mas estudos indicaram tratar-se do poli (cloreto de vinilideno).
O primeiro registro da polimerização do cloreto de vinila e da obtenção do PVC ocorreu em 1872. Baumann detalhou a mudança do monômero induzida pela luz para um produto sólido branco. As propriedades dessa substância, descritas por ele, coincidem com as propriedades apresentadas para o PVC.
Em 1912, Fritz Klatte descobriu na