polimeros de silicone
A borracha de silicone tem uma cadeia polimérica que contém átomos de silício e de oxigénio, sendo as valências livres do átomo de silício neutralizadas pelos radicais orgânicos R (fig.1) [3].
Fig.1 - Fórmula estrutural genérica da borracha de silicone
Os silicones, mais precisamente chamados “siloxanos” ou “polisiloxanos” são polímeros misturados inorgânicos-orgânicos com a formula química [R2SiO]n, onde R é um radical orgânico, como por exemplo, metilo, etilo ou fenilo. Estes materiais consistem de um “espinha dorsal” inorgânica silício-oxigénio-silício (...-Si-O-Si-O-Si-O-...) com radicais orgânicos ligados aos àtomos de silício.
O material de partida para a produção da borracha MQ, a primeira borracha de silicone a ser produzida, é o dimetildiclorosilano que é hidrolizado na presença de ácido e condensados, para produzir uma mistura de polímeros lineares e oligodimetilsiloxanos cíclicos. Estes intermediários são posteriormente condensados numa reacção usando catalizadores ácidos ou básicos e elevadas temperaturas para produzir polímeros com elevado peso molecular [4]. Dado que o material de partida contém triclorometilsiloxano, o polímero torna-se mais ou menos ramificado, dependendo da sua concentração. Elevados graus de ramificação podem afectar