POLIMERIZAÇÃO EMULSÃO/MINIEMULSÃO
Daiana Dutra da Silva
Dominice Lanzarini
Itamar Domingues
Natalia Franco Clavijo
Mariana Zimmermann Antunes
POLIMERIZAÇÃO DO METACRILATO DE METILA ATRAVÉS DA TÉCNICA DE EMULSÃO E MINIEMULSÃO
Relatório submetido à disciplina de Introdução à Engenharia de Sistemas Poliméricos como nota parcial de avaliação.
Professor: Pedro Henrique Hermes de Araujo.
Florianópolis
2014
RESUMO
Entre os meses de setembro e outubro de 2014, realizamos experimentos de polimerização utilizando as técnicas de polimerização em Emulsão e polimerização em Miniemulsão. Estes experimentos foram realizados nas dependências do Laboratório de Controle de Processos, localizado no Departamento de Engenharia Química e Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina.
Nosso objetivo foi avaliar como as diferentes técnicas alteram resultados como conversão, cinética de reação e Distribuição de Tamanho de Partícula. Para isso, utilizamos técnicas de caracterização tais como gravimetria e zetasizer.
A partir disso, foi possível avaliar a conversão, velocidade da reação, tamanho de partículas, bem como a influência de demais parâmetros.
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
No presente relatório, explicitaremos nossas experiências realizadas no Laboratório de Controle de Processos da Universidade Federal de Santa Catarina, onde realizamos duas reações de polimerização a nível de bancada.
O polímero estudado foi o Polimetacrilato de Metila (PMMA).
Abordaremos as técnicas de polimerização via Emulsão e Miniemulsão, bem como os mecanismos de polimerização e suas aplicações. Discutiremos os resultados obtidos a partir de cada técnica, ao apresentar uma característica quanto ao polímero obtido, dizendo respeito ao peso molecular obtido, conversão ou tamanho de partícula.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A palavra polímero origina-se de duas palavras gregas: poli, que significa muitos e mero, que significa unidades de repetição. Desta forma, a palavra polímero