Polariza O
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO: QUÍMICA/LICENCIATURA
DISCIPLINA: 3212- FÍSICA EXPERIMENTAL TURMA 33
POLARIZAÇÃO.
Evandro Aparecido da Silva - R.A: 76983.
Silvia C. Ferreira dos Santos - R.A: 77234.
Juliana Vieira Santoni – R.A: 79102.
DOCENTE: Francielle Sato.
Maringá, novembro de 2013
1- Introdução.
A polarização só ocorre com ondas transversais, como por exemplo, a luz visível ou qualquer onda eletromagnética.
Para uma onda eletromagnética plana, e são perpendiculares entre si e à direção de propagação. No entanto, como os detectores de ondas eletromagnéticas, incluindo o olho humano, são sensíveis apenas às vibrações do campo elétrico, definimos a direção de polarização de uma onda eletromagnética, como sendo a direção do vetor campo elétrico (), e não do campo magnético ().
Ondas eletromagnéticas
Uma onda eletromagnética é composta basicamente por duas ondas: – uma onda elétrica (x, y, z, t ), associada à vibração do campo elétrico e uma onda magnética (x, y, z, t ), associada à vibração do campo magnético. Para uma onda eletromagnética plana, e são perpendiculares entre si e à direção de propagação, conforme a Fig.(1). No entanto, como os detectores de ondas eletromagnéticas, incluindo o olho humano, são sensíveis apenas às vibrações do campo elétrico, definimos a direção da polarização de uma onda eletromagnética, como sendo a direção do vetor campo elétrico (), e não do campo magnético (). Para uma onda eletromagnética linearmente polarizada, como a da Fig.(1), a função de onda (x, y, z, t ) é sempre paralela a uma reta fixa do espaço e perpendicular à direção de propagação.
Filtros de Polarização (Polaroides)
Luz de fonte ordinária é não polarizada, de modo que a luz emitida é uma mistura aleatória de ondas que são linearmente polarizadas em todas as possíveis direções transversas.
Um método de polarização é