POIE
PLANO DE ENSINO DE PROFESSOR ORIENTADOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA.
1. INTRODUÇÃO
O professor do século XXI não pode mais ensinar os alunos da mesma maneira que os professores do passado ensinavam, repetindo todos os anos o mesmo conteúdo e a mesma forma de se ensinar. O professor atual precisa sair da mesmice e buscar novas alternativas de ensino para sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
A permanente mudança no próprio ambiente escolar por conta das transformações da sociedade e do mundo globalizado, demanda um novo perfil de professor, capaz de mudar rotinas e atitudes mecanicamente determinadas pelo passado e pela acomodação. O professor precisa ser dinâmico e criativo, capaz de promover e conduzir as mudanças percebidas como necessárias para o ensino.
Nessa nova perspectiva as tecnologias podem e devem desempenhar um papel fundamental, facilitando a aprendizagem e multiplicando possibilidades de utilização do saber. A inserção das TIC (Tecnologia da informação e comunicação) na educação oportuniza romper com as paredes da sala de aula e da escola, integrando-a a comunidade que a cerca, à sociedade da informação e a outros espaços produtores de conhecimento.
Com o uso da tecnologia da informação e comunicação de maneira transversal todas as áreas do currículo trabalhando em conjunto, professores e alunos descrevem e reescrevem suas ideias, comunicam-se, trocam experiências, produzem histórias e desenvolvem projetos. Assim, em busca de resolver problemas do contexto, podem trocar informações e construir conhecimento, num movimento de escrever, ler, refletir e refazer, que favorece o desenvolvimento pessoal, profissional e coletivo, bem como a compreensão da realidade e a atuação na transformação da sociedade.
Enfim, o professor do século XXI, deve propiciar aos alunos a utilização das TIC para a aquisição do conhecimento e interação social, contextualizando-a na vida e na experiência