poesias
OFICINA EDUCATIVA
3°ANO
1° BIMESTRE
POESIAS NA SALA DE ARTE E EDUCAÇÃO
FEVEREIRO/MARÇO, 2015
Poesias na sala de arte e educação
Publico alvo: 3° ano do ensino fundamental
Tempo previsto: + ou -10 aulas.
Material a ser utilizado: Livros de poesias, poesias impressas, papel Collor set, EVA, cola de isopor, tesoura, cola branca, fita crepe, TV, pendrive, chamex colorido, lápis de cor, giz de cera, canetinha hidrográficas, caneta compactor, lápis de escrever, cola colorida e gliter, pasta catálogo.
Professora regente: S
OFICINA: POESIA NA SALA DE ARTE E EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO
No ambiente escolar devemos despertar em nossos alunos o gosto pela leitura através de incentivos. Sendo a poesia um dos gêneros literários mais distantes da sala de aula, desenvolvemos este projeto para resgatar a aproximação dos alunos com poemas.
A poesia está em toda parte: nas canções de ninar, nas cantigas de roda, nas trava-línguas, nas parlendas, nos provérbios, nas quadrinhas populares, nas propagandas, nas letras de músicas, nos livros. É um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança é trabalhar com poesias e textos literários.
A proposta é oportunizar um trabalho com poesia aos alunos do ° ano, com o objetivo de despertar o gosto pela poesia e um novo olhar para este tipo de literatura através de atividades lúdicas e artísticas.
JUSTIFICATIVA
Segundo Elias José (2003, p. 11) , “vivemos rodeados de poesia”, ou seja, poesia é tudo que nos cerca e que nos emociona quando tocamos, ouvimos ou provamos, poesia é a nossa inspiração para viver a vida.
Conforme Elias José (2003, p. 101), “ser poeta é um dom que exige talento especial. Brincar de poesia é uma possibilidade aberta a todos.”. Então, se todos podemos brincar de poesia, por que não trabalharmos a poesia de forma lúdica? Assim proponho atividades que oportunizem momentos lúdicos aos alunos, tendo em vista