pnp e multi
Índice:
Objetivos---------------------------------------------------------------------------3
Introdução Teórica-------------------------------------------------------------3
Materiais e Instrumentos utilizados--------------------------------------5
Procedimentos-----------------------------------------------------------5
Resultados-------------------------------------------------------------7
Conclusões--------------------------------------------------------8
Bibliografia----------------------------------------------------9
Objetivos:
No experimento do dia 30/09, tínhamos como objetivo o melhor entendimento dos transistores pnp, focando em sua polarização e nas diferenças causadas por uso de fonte negativa ou fonte positiva.
Na segunda parte do experimento, montamos dois circuitos de multivibrador astável, observando o resultado pelos leds e pelo osciloscópio para que aprofundássemos no assunto antes visto superficialmente nas aulas teóricas.
Introdução teórica:
O transistor pnp se difere do npn pelas suas regiões dopadas serem de polarização opostas assim como o nome sugere: “positivo-negativo-positivo” (pnp) em oposição a “negativo-positivo-negativo” (npn). O Tjb pnp, diferente no npn, tem como portadores majoritários as lacunas. Em nível atômico o emissor do Tjb pnp injeta lacunas, a maior parte dessas lacunas irão para o coletor, havendo uma pequena fração que recebera os elétrons vindos do resistor da base, assim criando uma pequena corrente de base. Como a maioria das lacunas irá para o coletor, consideramos que a corrente no coletor é igual a corrente no emissor. Segue imagem com o sentido convencional (oposto ao real) das correntes e das tensões em um transistor pnp:
O multivibrador astável tem esse nome, pois ele possui dois estados instáveis, dois estados que oscilam, fazendo assim ele ser usado muitas vezes como clock.
Para o analisarmos iremos considerar