PLÁSTICOS
Os plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros. Eles são produzidos através de um processo químico chamado polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros.
A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento, que é seguido da função nafta a fim de dar origem aos principais monômeros como, por exemplo, o eteno.
Com a exigência do mercado, foram criadas algumas técnicas para a coloração desses plásticos, visto que eles passam a serem mais chamativos e usados em seguimentos mais amplos. A exemplo dessas técnicas temos os corantes, substâncias químicas que, uma vez incorporadas, conferem cor ao objeto; os aditivos, que são produtos químicos que conferem propriedades específicas aos plásticos; e os concentrados ou masterbatches, que são produtos da incorporação de altas quantidades de colorantes e/ou aditivos em veículo compatível com o polímero de aplicação, destinados a colorir e/ou aditivar as resinas termoplásticas em geral. Este último se destaca por oferecer vantagens aos transformadores que os utilizam.
Nas últimas décadas a produção de plástico vem sendo bastante intensa, só que isso não garante somente características positivas. Devido a constante poluição ambiental que ele causa, foi criada uma medida com o objetivo de diminuir essa degradação: a reciclagem. Esse processo diz respeito ao reaproveitamento de materiais que servirão de matéria prima para a formação de um novo produto e pode ser dividido em três: reciclagem química, mecânica e