plnta
Movimentos Sociais neste novo milênio
Mayara Cristina Maia Marques
CA: 23607585
São Paulo
2013
Movimentos Sociais
1. Movimentos sociais em torno da questão urbana:
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento político social que busca a reforma agrária. Julgam que a terra tem uma função social e que, portanto, o latifúndio improdutivo é um causador da miséria e da desigualdade social. Lutam pela reforma agrária através da redistribuição dessas terras improdutivas com ocupação e pressão para investimentos públicos em educação, saúde e assistência dessas novas comunidades.
O MST está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. São cerca de 350 mil famílias que conquistaram a terra por meia da luta e da organização dos trabalhadores rurais. Além da luta pela terra e por Reforma Agrária, também está como um dos seus três principais objetivos a luta por uma sociedade mais justa e fraterna, onde os trabalhadores apoiam e se envolvem nas iniciativas que buscam solucionar graves problemas estruturais do país, como a desigualdade social e de renda, a discriminação de etnia e gênero, a concentração da comunicação, a exploração do trabalhador urbano, etc. Dessa forma acreditam que a partir da realização da Reforma Agrária, democratizando o acesso à terra e produzindo alimentos, é sua contribuição para a efetiva realização de um projeto Popular.
Se por um lado a luta pela terra além de ser louvável é legítima, por outro, os meios praticados pelo movimento para promover suas invasões em alguns determinados casos geram muita polêmica na opinião pública. Em determinados episódios que repercutiram nacionalmente, o movimento foi acusado de ter pautado pela violência, além de ter permeando suas ações pela esfera da ilegalidade, tanto ao invadir propriedades que, segundo o Estado, eram produtivas, como ao ter