Plataforma fixa
Plataforma montada sobre estrutura fixa (jaqueta), que se apoia no fundo do mar.
Plataformas Fixas: têm sido as preferidas nos campos localizados em lâminas d’água de até 200 metros. Geralmente as plataformas fixas são constituídas de estruturas modulares de aço, instaladas no local de operação sob estruturas chamadas jaquetas, presas com estacas cravadas no fundo do mar. As plataformas fixas são projetadas para receber todos os equipamentos de perfuração, estocagem de materiais, alojamento de pessoal, bem como todas as instalações necessárias para a produção dos poços. Não tem capacidade de estocagem de petróleo ou gás, tendo o mesmo que ser enviado para a terra através de oleodutos e gasodutos.
Conheça por dentro e por fora e sob a superfície do mar como é uma plataforma de produção de petróleo, semelhante às existentes na bacia de Campos.
A ilustração anexo 1 é uma réplica de uma plataforma fixa. Não se trata de uma plataforma definida, já que várias características, existentes em algumas, mas não necessariamente em outras, estão reunidas no desenho. Ainda assim, a ilustração, como não poderia deixar de ser, não esgota todas as possibilidades de uma plataforma de produção de petróleo, que atua a profundidades cada vez maiores e utiliza outras tecnologias a cada dia mais sofisticadas. Outros exemplos em anexo II e anexo III.
Anexo I
DIMENSÕES GERAIS DE UMA PLATAFORMA FIXA
Altura total: 400m ( do fundo do mar até a torre )
Parte submersa: 170m
Parte emersa: 130m
Altura da torre: 80m
Estacas: Penetram até 125m abaixo do fundo do mar
Peso total da plataforma (seca): cerca de 36.500 ton
Peso da jaqueta: 26.700 ton
Peso das estacas: 11.250 ton
FINALIDADE DOS EQUIPAMENTOS
Baleeira - Embarcação de segurança utilizada para abandono da plataforma, seguindo norma preestabelecidas.
Barco de Apoio - É dotado de sistema de posicionamento dinâmico através de satélite ou similar, de modo a manter a embarcação em